Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Temas > Funabem: Educação Rural
Início do conteúdo da página
Temas

Funabem: Educação Rural

Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 14h04 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 14h46 | Acessos: 148

Educação rural

Nos anos 1980, a FUNABEM (Fundação Nacional do Bem Estar do Menor) desenvolveu um projeto de educação ligado aos Centros de Apoio e Desenvolvimento Comunitário Rural, buscando alcançar certo nível de qualificação profissional entre jovens de área rural cujo acesso ao sistema escolar formal e tradicional mostrava-se bastante difícil. O objetivo do projeto não era substituir a escola, mas complementá-la de forma que o jovem pudesse aprofundar conhecimentos acerca de um trabalho que de todo modo já integrava seu dia a dia, independente de concluir os estudos formais. Esta “capacitação profissional desvinculada,” cujo alvo era o aluno já marginalizado do sistema formal, funcionava paralelamente ao programa vinculado à seriação escolar, que se propunha a antecipar a profissionalização do aluno no nível de primeiro grau.

 A FUNABEM foi criada em 1964, incorporando as funções do antigo SAM: Serviço de Assistência ao Menor. Vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social a partir de 1974. Em foi  extinto  o  Ministério  do  Interior (ao qual a FUNABEM era então vinculada)  e  criado  o  Ministério  da  Ação  Social,  ao  qual  a  FUNABEM  ficou  vinculada,  passando  a  denominar-se  Fundação  Centro  Brasileiro  para  a  Infância  e  Adolescência  (FCBIA), que por sua vez foi extinta em 1995. Seu acervo encontra-se hoje no Arquivo Nacional, e abrange todo o período do século XX, já que recebeu documentação das instituições que lhe antecederam. São filmes, fotografias, mapas, documentos, cartas que revelam como o Estado Brasileiro enfrentou, ao longo das décadas, as questões ligadas ao menor em situação vulnerável.

O filme acima é um trecho de filme produzido em 1989 intitulado Projeto Rural, do fundo FCBIA. A documentação do Arquivo Nacional pode ser pesquisada em http://an/sian/Seguranca/Principal.asp.

BR RJANRIO 0N.0.FIL, PNS.2

 

 

 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Comments powered by CComment

registrado em:
Fim do conteúdo da página