Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 14h49 | Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 14h49 | Acessos: 268

É muito comum que, ao pesquisar na internet, você encontre pouca informação sobre alguns fatos da História do Brasil. Ou, dependendo do que está pesquisando, ache grande quantidade de resultados, mas sem ter certeza de que o que está lendo é uma informação confiável.

A proposta deste site é oferecer textos, imagens, vídeos e outros documentos relativos a eventos pouco difundidos da história republicana brasileira, e também sobre episódios muito conhecidos, mas agora apresentados sob uma nova ótica. Que República é essa? é um projeto da Equipe de Pesquisa do Arquivo Nacional, que com ele pretende, a partir desse canal, oferecer fontes de pesquisa online confiáveis. Apresentando o acervo da instituição, o site possibilita o acesso à reprodução de documentos escritos dos mais variados tipos como processos, jornais, cartas, ofícios e relatórios, além de fotografias, cartazes, mapas, filmes, música, discursos e propagandas, selecionados a partir de rigorosa pesquisa e apoiados por textos objetivos e de linguagem acessível.

Para todas as seções do site é possível enviar comentários, trazendo novas abordagens, sugestões para a discussão do tema e depoimentos. Comente, interaja conosco e participe da construção de conhecimento sobre esse período da história do país. Além dos pesquisadores do Arquivo Nacional, contaremos com a colaboração de professores especialistas nos assuntos que serão abordados, sempre comprometidos em oferecer informações confiáveis, baseadas principalmente no trabalho de pesquisa em nosso acervo.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) são parceiras da iniciativa, disponibilizando pesquisadores voluntários que auxiliaram no trabalho com as fontes. O projeto conta ainda com o apoio do Colégio Pedro II.

É importante lembrar que quem fez e faz a história do Brasil somos nós, e não somos sujeitos passivos dos acontecimentos. Devemos todos atuar ativamente cumprindo nossos deveres e lutando por nossos direitos. Se o passado é nossa chave para entender o presente, também é o caminho para construir o futuro.

Comments powered by CComment

registrado em:
Fim do conteúdo da página